Blog

DOENÇA CELÍACA

DOENÇA CELÍACA

1. O que é a doença celíaca?
A doença celíaca é uma condição em que a capacidade do organismo de realizar a absorção de determinados nutrientes está prejudicada. Os alimentos que contem uma proteína denominada GLÚTEN são os desencadeantes dos sintomas. Exemplos: pão, pizza, massas e cereais. A doença tem caráter autoimune, havendo um dano à parede do intestino delgado com a ingestão dessa proteína, o que leva à má absorção. Pode acometer adultos e crianças.

2. Quais são os sintomas da doença celíaca?
Algumas pessoas com doença celíaca não apresentam sintomas. Quando estes ocorrem, incluem: diarreia, dor abdominal, sensação de gases, flatulência, fezes com aspecto “oleoso”, empachamento, inapetência ou déficit de crescimento na infância.

3. Há algum teste para doença celíaca?
Testes sanguíneos – as pessoas com doença celíaca tem elevação de alguns anticorpos quando não estão em dieta de exclusão do glúten. Esses anticorpos podem ser dosados no sangue. É importante salientar que o paciente deve estar, idealmente, em dieta COM glúten para a coleta dos exames. São eles: antigliadina, antitransglutaminase e antiendomísio. Caso o indivíduo esteja em dieta livre de glúten, é possível a ocorrência de resultados falso-negativos dos anticorpos. Nesse caso, é recomendada a realização de outro teste sanguíneo, que avalia a predisposição genética à doença (HLA DQ2 e DQ8). Sua presença, porém, não determina que o paciente tem ou irá desenvolver a doença com 100% de certeza.

Biópsias – biópsias duodenais são realizadas quando há indícios de doença celíaca nos exames laboratoriais. Elas são obtidas através do exame de endoscopia digestiva alta e demonstram a presença de alterações na mucosa intestinal em decorrência da reação ao glúten. É importante, assim como nos exames sanguíneos, que o paciente não esteja em dieta livre de glúten.

4. Qual o tratamento da doença celíaca?
A doença celíaca não tem cura. A única maneira de tratar a doença é retirar completamente o glúten da dieta. É importante estar atento aos alimentos, pois um doente que continua ingerindo glúten corre o risco de desenvolver outros problemas, como doenças da tireóide, infertilidade, problemas renais ou na pele e câncer de intestino.

5. Quais os alimentos que contem glúten?
Há vários alimentos que contem glúten. Entre eles: trigo; centeio; cevada; malte; aveia (por contaminação); farinha; farelo e gérmen de trigo; farelo de aveia; farinha de rosca; trigo de kibe; granola; barrinhas de cereais; pães; biscoitos; bolos; massas; alguns condimentos e molhos; algumas bebidas. Fique atento aos rótulos!

6. Como prevenir a doença celíaca?
Retirar o glúten da dieta de pessoas saudáveis não evita o desencadeamento da doença. NÃO existe prevenção para a doença celíaca.

Compartilhe nas suas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email