Blog

Menopausa e qualidade de vida

Menopausa e qualidade de vida

Menopausa e qualidade de vida
O que é menopausa, perimenopausa, pós-menopausa e climatério?
Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, menopausa não é um período da vida da mulher. Menopausa é um evento único e singular: trata-se da última menstruação e decorre da falência da função ovariana.
Perimenopausa, por sua vez, é o período que antecede a menopausa (pode variar de 1 a 4 anos).
Pós-menopausa é o período posterior à última menstrução.
Por fim, climatério é todo o período que engloba a perimenopausa, a menopausa e a pós-menopausa.

Quais os sintomas do climatério?
Os sintomas são irregularidade menstrual, labilidade emocional, depressão, alterações de memória, distúrbios do sono, falta de lubrificação vaginal e ondas de calor ou fogachos.
Os fogachos são os sintomas mais frequentes, afetando de 60 a 80% das mulheres na perimenopausa. Eles estão associados à piora significativa na qualidade de vida, principalmente quando ocorrem no período noturno, causando despertares e má qualidade do sono.
Importante ressaltar que esses sintomas podem se iniciar antes da menopausa!
Cerca de 3 a 4 anos antes de cessarem as menstruações, as mulheres já podem começar a sentir sintomas decorrentes da falência progressiva da função ovariana.

Por quanto tempo as mulheres sentem fogachos?
A duração é variável. Quanto mais cedo se iniciam os fogachos, maior é o tempo de persistência do sintoma. Mais de 50% das mulheres sentem os fogachos por mais de 7 anos! Cerca de 10% das mulheres podem persistir com os sintomas depois dos 70 anos de idade.

Há tratamento para os fogachos?
O tratamento mais eficaz para eliminar/diminuir os fogachos é a terapia hormonal na menopausa, que deve ser iniciada antes dos 60 anos ou até 10 anos após a última menstruação. A indicação dessa terapia hormonal deve ser realizada analisando os riscos e benefícios para cada paciente.
O uso de fitoterápicos e isoflavonas não mostrou benefício nos estudos científicos.

Compartilhe nas suas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email