Especialidades

Pneumologia

A Pneumologia é a área da Medicina que se concentra no sistema respiratório inferior (pulmões, vias aéreas, caixa torácica) e na respiração em si.
Hoje as doenças respiratórias são a terceira maior causa de mortalidade no Brasil. Precisamos mudar esse quadro.
Mais do que focar em uma parte específica do corpo a Pneumologia trata das relações do sistema respiratório com todo o restante do organismo e com tudo que possa prejudicar seu equilíbrio natural. Por exemplo, doenças ou situações comuns como diabetes, obesidade, doenças gastrointestinais ou reumatológicas têm sua repercussão nos nossos pulmões e na respiração.
Além do meio interno a Pneumologia também se atenta ao externo. Cada vez mais vivemos em cidades poluídas, trabalhamos em salas cheias e fechadas com todos respirando o mesmo ar, nos expomos a infecções respiratórias potencialmente graves e, infelizmente, ainda não conseguimos vencer a luta
contra o tabagismo.
Nossas doenças mais frequentes são a asma (nossos avós a chamavam de “bronquite alérgica”), a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC; antigo enfisema), as infecções (gripes e pneumonias), a apneia do sono, a tosse crônica, o tabagismo e o câncer de pulmão.
Você sabia que já existe rastreamento para câncer de pulmão? Sim, equivalente à mamografia, feito em pacientes de maior risco? Ou que existe vacina contra pneumonia?
E você? Já ouviu o que o seu pulmão tem a dizer?

Endocrinologia

A Endocrinologia e Metabologia é a especialidade médica que cuida das glândulas endócrinas, que são órgãos responsáveis pela produção de hormônios. Esses hormônios regulam o crescimento e desenvolvimento, metabolismo dos açúcares e gorduras, metabolismo ósseo, ciclo menstrual e fertilidade, entre outros.

As principais patologias diagnosticadas e tratadas pelo Endocrinologista são:
• Diabetes tipo 1 e tipo 2 e suas complicações
• Pré-diabetes e resistência à insulina
• Hipoglicemia
• Alterações de colesterol e triglicérides
• Obesidade – tratamento clínico; avaliação para cirurgia bariátrica; seguimento pós-operatório de cirurgia bariátrica
• Hipertireoidismo e hipotireoidismo
• Nódulos na tireoide
• Doenças da hipófise (tumores e disfunções)
• Alterações da prolactina, cortisol
• Doenças das paratireoides (alterações de cálcio e paratormônio)
• Alterações da vitamina D
• Doenças das glândulas adrenais
• Osteopenia e osteoporose
• Disfunções menstruais, hipogonadismo masculino e feminino
• Terapia de reposição hormonal no climatério
• Distúrbios do crescimento (baixa e alta estatura)
• Distúrbios do desenvolvimento sexual: puberdade precoce e atrasada.

Reumatologia

É uma especialidade da clínica médica que trata de doenças localizadas nos ossos e articulações, mas também de patologias caracterizadas por inflamação e /ou distúrbios autoimunes, em formas restritas às articulações ou sistêmicas. Quando sistêmicas, como no exemplo do Lúpus, as doenças reumatológicas podem acometer além do sistema osteoarticular órgãos diversos, como rins, cérebro, coração, pulmões, pele etc.

Os reumatologistas são capacitados para avaliar quadros que envolvem febre, artrite, rash, anemia, perda de peso, dores articulares e musculares e doenças autoimunes. Muitas vezes o reumatologista pode agir como um consultor, detetive, para outros médicos. Dentre as doenças mais comumente tratadas por reumatologistas estão: artrose, artrite, osteoporose, gota, lombalgia/cervicalgia, tendinites, bursites, fasceíte, lúpus, vasculites, miopatias e fibromialgia.

Urologia

Urologia é uma especialidade médica que trata, clínica e cirurgicamente, doenças do trato urinário masculino e feminino. São exemplos importantes destas enfermidades os cálculos renais, infecções e sangramentos urinários, crescimento prostático, lesões renais e dificuldades miccionais.

A urologia também abrange o estudo da sexualidade masculina, atuando no planejamento familiar (concepção e anticoncepção) e nas disfunções sexuais como dificuldade de ereção e alterações ejaculatórias.

O Urologista (médico-cirurgião com especialidade em Urologia), portanto, exerce ampla atenção à saúde tanto dos homens como de mulheres promovendo prevenção e tratamento de anormalidades quando detectadas.

Coloproctologia

É a especialidade responsável pelo cuidado do cólon, reto e anus. Trata tanto das patologias malignas quanto benignas, envolvendo a consulta médica, a realização de exames complementares específicos , tratamento clínico e cirúrgico, de acordo com cada doença e necessidades específicas de cada paciente. Numa consulta proctológica são abordados tanto os aspectos preventivos quanto o tratamento das doenças já instaladas, visando restabelecer a saúde física e mental do paciente, bem como sua qualidade de vida. As principais doenças são o câncer colorretal, a doença inflamatória intestinal nas suas diferentes formas , doença diverticular , doença hemorroidária, doenças sexualmente transmissíveis como hpv, fissuras anais , fistulas e abscessos anais, entre outras. Não há uma idade específica para ser avaliado por um proctologista.

Pode ser feita uma consulta de rotina para avaliar possíveis riscos, atuando de forma preventiva ou sempre que houver qualquer sintoma ou fator de risco.

Nutrição

A nutrição é responsável por cuidar da saúde e do bem estar de cada indivíduo através do fornecimento adequado de nutrientes para o nosso organismo, contribuindo para a promoção, manutenção e recuperação da saúde por meio da alimentação.

O nutricionista é apto a identificar o diagnóstico nutricional, e a partir deste, traçar metas para promover a educação alimentar e nutricional dos pacientes, despertando e capacitando o mesmo a ter mudanças no estilo de vida e no comportamento alimentar para realizar escolhas alimentares mais saudáveis que contribuem para o seu bem estar nutricional, físico, mental e de saúde.

“Ser nutricionista é vitaminar planos, dar energia a sonhos, alimentar idéias.”